Share |

78.ª Esquadra da PSP - Camarate

A 78ª Esquadra da PSP, em Camarate, concelho de Loures, debate-se com uma gritante falta de meios para cumprir a sua missão de preservar a segurança pública. Aquela esquadra conta atualmente com um total de 48 polícias, responsáveis pela segurança de aproximadamente 35.000 habitantes, dispersos por cerca de 12km2.

Na área de responsabilidade geográfica da 78ª Esquadra – Camarate localizam-se 16 estabelecimentos de ensino, mais concretamente uma Escola Secundária, três Escolas Básicas 2,3 e doze Escolas do 1º Ciclo e Jardins de Infância.

Há mais de quatro anos letivos que o efetivo policial afeto ao programa Escola Segura (EPES) na 78ª. Esquadra – Camarate não é apoiado por qualquer viatura própria. Sempre que são acionados para ocorrências em ambiente escolar, deslocam-se de forma apeada ou em transportes públicos, o que incrementa desfasamentos temporais graves entre a hora da comunicação da ocorrência e a hora em que chegam ao local.

Entre as necessidades prementes da 78ª Esquadra da PSP - Camarate contam-se efetivos policiais, viaturas caraterizadas e descaraterizadas, ciclomotores e computadores, entre outras. No entanto, a Esquadra de Loures não tem expetativas que as EPES da 78.ª Esquadra – Camarate possam vir a ter viatura própria no curto ou até mesmo no médio-prazo, sendo que estas necessidades estão já elencadas no Plano de Ação do CLS/Loures.

Atendendo ao exposto, e ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda vem por este meio dirigir ao Governo, através do Ministério da Administração Interna, a seguinte pergunta:

1. Tem o Governo conhecimento desta situação?

2. O Governo considera que a 78ª Esquadra da PSP - Camarate tem condições para cumprir com a sua missão de preservar a segurança dos cidadãos e cidadãs, nomeadamente da comunidade escolar daquela freguesia?

3. Que medidas serão tomadas para dotar a 78ª Esquadra da PSP – Camarate dos meios que necessita para funcionar corretamente, sobretudo no que toca ao programa Escola Segura?

4. Quando se prevê que sejam tomadas essas medidas?

AnexoTamanho
Pergunta: 78.ª Esquadra da PSP - Camarate420.05 KB