Share |

Análises e relatórios sobre poluição no rio Cértima

A Pateira de Fermentelos é a maior lagoa natural da Península Ibérica, com uma área de superfície que pode chegar aos 5km2 e que se estendem pelos concelhos de Águeda, Aveiro e Oliveira do Bairro.

Esta lagoa constitui uma zona de biodiversidade florística e faunística de elevada importância, proporcionando a presença de várias espécies vegetais e animais. Podemos enumerar, a título de exemplo, os amieiros, os salgueiros, os freixos, os choupos, os ulmeiros, os pilriteiros, os nenúfares, o caniço, algumas espécies de plantas carnívoras ou ainda inúmeras espécies de aves, como o perna-longa, o guarda-rios, o milhafre-preto, a garça-branca, a garça-vermelha ou a águia-sapeira.

A Pateira é ainda o habitat de vários peixes, crustáceos, moluscos, répteis, anfíbios e alguns mamíferos, como é o caso da lontra. É, portanto, um importante ecossistema com um valor inestimável para o ambiente, para a região e para as populações. Esta lagoa foi, aliás, classificada como Zona Húmida de Importância Internacional.

No entanto, a poluição de que é alvo o rio Cértima coloca em causa todo este ecossistema. O rio Cértima, que nasce na Serra do Buçaco e desagua no rio Águeda, atravessa, junto da sua foz, a Pateira de Fermentelos, sendo a principal fonte de alimentação da lagoa.

Este rio tem sido alvo de recorrentes descargas poluentes, sejam elas descargas de efluentes não tratados que são despejados diretamente no rio, sejam elas provenientes da pecuária ou atividade industrial.

Ao que o Bloco de Esquerda sabe, ainda recentemente foram detetadas novas situações de poluição neste rio e em ribeiras que desaguam no Cértima. Em junho deste ano foram vistos milhares de peixes mortos, assim como detritos, gorduras e um cheiro nauseabundo. Em agosto, o Bloco de Esquerda, tendo conhecimento de denúncias públicas que davam conta de nova descarga, foi ao local onde viu o rio completamente coberto por um manto verde e espesso (como é visível na foto que se anexa).

Atendendo ao exposto, e ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda vem por este meio requerer ao Ministério do Ambiente, os seguintes documentos:

1. Resultado de análises feitas ao rio Cértima;

2. Relatórios ou dados sobre identificação de fontes de poluição do rio Cértima.

AnexoTamanho
Análises e relatórios sobre poluição no rio Cértima857.98 KB
rio_certimo.jpg391.74 KB