Share |

Centro de Saúde de Silves: pólo de Alcantarilha

O Centro de Saúde de Silves integra a Unidade de Cuidados na Comunidade Rio Arade, a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) de Silves I com polos em Pêra, São Bartolomeu Messines e São Marcos da Serra, e a UCSP de Silves II, com polos em Alcantarilha, Algoz, Armação e Tunes.

O Polo de Alcantarilha dá resposta a uma população de mais de 2500 habitantes que residem nesta localidade; no entanto, a unidade de Alcantarilha poderá estar em risco de encerrar, obrigando a população a deslocar-se ao polo de Pêra. Ora, muitas destas pessoas são idosas, com dificuldades de locomoção pelo que a deslocação a uma unidade de saúde mais distante se torna manifestamente difícil. Acresce ainda que muitas pessoas não têm familiares próximos que possam coadjuvar na ida à unidade de saúde ou efetuar o transporte para uma unidade mais distante. Como tal, é fundamental para esta população o funcionamento adequado do polo de Alcantarilha.

O Bloco de Esquerda considera essencial que sejam tomadas medidas que garantam à população de Alcantarilha o acesso aos cuidados de saúde de proximidade de que necessita e aos quais tem direito.

Atendendo ao exposto, e ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda vem por este meio dirigir ao Governo, através do Ministério da Saúde, as seguintes perguntas:

1. O Governo tem conhecimento da situação exposta?

2. Está assegurado o funcionamento do polo de Alcantarilha do Centro de Saúde de Silves? Em que horário? Em caso de resposta negativa, quais os motivos para o encerramento?

3. Quantos profissionais exercem funções no polo de Alcantarilha? Quantos seriam necessários para a adequada prestação de cuidados à população?

4. Quantos médicos são necessários para que todos os utentes do Centro de Saúde de Silves tenham médico de família?

5. Tendo em conta os utentes inscritos no Centro de Saúde de Silves, qual deveria ser o quadro de pessoal desta unidade de saúde (médicos, enfermeiros, assistentes operacionais, etc)?

6. Há trabalhadoras/es a exercerem funções no Centro de Saúde de Silves através de Contrato de Emprego Inserção (CEI) ou Contrato de Emprego Inserção+ (CEI+)? Em caso de resposta afirmativa, quantos são e quais as funções desempenhadas?

AnexoTamanho
Pergunta: Centro de Saúde de Silves: pólo de Alcantarilha 261.05 KB