Share |

Conclusão da Fase B e início da Fase C do Novo Edifício Hospitalar na Unidade I do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia e Espinho

O Bloco de Esquerda viu aprovada por unanimidade, em sede de discussão na especialidade do Orçamento de Estado para 2019, uma proposta sua para que, durante o ano de 2019, seja concretizada a Fase B e lançada a Fase C do Novo Edifício Hospitalar na Unidade I do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia e Espinho.

Há muito que a população dos concelhos de Gaia e de Espinho se debatem com constrangimentos no acesso aos cuidados de saúde de que necessitam e aos quais tem direito, sendo esta uma realidade que se faz sentir não apenas nos serviços hospitalares, mas também nos cuidados de saúde primários.

Agora que a obra para novas fases de construção no edifício nesta unidade está inscrita em OE para 2019, entende o Bloco de Esquerda que é da mais elementar necessidade questionar a tutela relativamente ao progresso desse processo.

Não podemos continuar a permitir que a prestação de cuidados de saúde exista em situações precárias e deve ser uma obrigação conferir dignidade aos utentes e aos profissionais. O Bloco de Esquerda considera que é chegada a hora de não mais adiar este projeto, tão importante para a população destes concelhos. Assim, é necessário que sejam encetados os esforços para que seja concretizada a Fase B e lançada a Fase C do Novo Edifício Hospitalar na Unidade I do CHVNG/E.

Para o Bloco de Esquerda, só com aumento do orçamento do SNS, investimento em infraestruturas, melhoria da qualidade do sistema público de saúde e aumento de profissionais é possível garantir uma resposta eficaz na prestação de cuidados de saúde a toda a população.

Tendo em conta tudo isto, e tendo em conta a versão final do OE2019, importa saber que procedimentos já foram realizados pelo Governo.

Atendendo ao exposto, e ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda vem por este meio dirigir ao Governo, através do Ministério da Saúde, as seguintes perguntas:

1. Tem o Governo medidas agendadas de forma a concretizar a Fase B e lançar a Fase C do Novo Edifício Hospitalar na Unidade I do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia e Espinho?

2. Se sim, que medidas levou a cabo o Governo para que se conclua a Fase B e seja lançada a Fase C do Novo Edifício Hospitalar na Unidade I do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia e Espinho?

3. Se não, tem o Governo previsão de quando é que dará início ao processo? 

AnexoTamanho
Pergunta: Conclusão da Fase B e início da Fase C do Novo Edifício Hospitalar na Unidade I do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia e Espinho320.61 KB