Share |

Cuidados de saúde primários em Barcelos e Esposende, no distrito de Braga

O Bloco de Esquerda reuniu com o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Cávado III, que dá resposta aos concelhos de Barcelos e Esposende, no distrito de Braga.

Este ACES é constituído por três Centros de Saúde, designadamente Barcelos, Barcelinhos e Esposende, dando resposta a mais de 157 mil utentes; por curiosidade, refira-se que 29 utentes têm mais de 100 anos e 249 encontram-se na faixa etária entre os 95 e os 99 anos.

Numa região densamente povoada mas com grandes lacunas do ponto de vista de transportes públicos, o acesso às unidades de saúde existentes é um dos problemas com que este ACES se depara. Acresce o facto de diversas unidades se encontrarem desajustadas para as necessidades atuais e a necessitar de intervenção. Também necessária é a contratação de 18 assistentes técnicos.

O Bloco de Esquerda defende o Serviço Nacional de Saúde (SNS) público, de qualidade e gratuito. A prestação de cuidados de saúde primários é um dos pilares fundamentais do SNS pelo que é necessário que as unidades e os profissionais tenham as devidas condições para poderem prestar os necessários cuidados à população.

Atendendo ao exposto, e ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda vem por este meio dirigir ao Governo, através da Ministra da Saúde, as seguintes perguntas:

1. Tem o Governo conhecimento da situação exposta?

2. Tendo em conta o facto de diversas unidades do ACES Cávado III se encontrarem desajustadas para as necessidades atuais e a necessitar de intervenção, existem projetos tendo em vista a intervenção nesta unidades ou a construção de novas?

3. Está prevista a contratação de assistentes técnicos para exercerem funções no ACES Cávado III?
 

AnexoTamanho
perg_cuidados_de_saude_primarios_em_barcelos_e_esposende_no_distrito_de_braga.pdf108.9 KB