Share |

DECLARAÇÃO DE VOTO Voto n.º 88/XIV/1.ª (PSD e CDS-PP) – De congratulação pela importância social desenvolvida ao longo de um século e meio pelo Instituto Monsenhor Airosa em Braga

Situado em Braga, o Instituto Monsenhor Airosa (IMA) é uma associação da Arquidiocese de Braga, constituída como Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) desde 1982. Atualmente, esta instituição tem um Lar de Crianças e Jovens, um Lar Residencial e um Lar de Idosas.

Na sua página na Internet, citando os Estatutos da instituição, o IMA afirma destinar-se a “pessoas do sexo feminino que, encontrando-se em situação de carência moral e/ou sócio-familiar, necessitam de especial apoio em ordem à sua integral promoção, reintegração e realização pessoal”. O Bloco de Esquerda não concebe as mulheres como sendo pessoas que tenham condutas de “carência moral”.

Ao longo dos anos, foram sendo denunciadas, inclusive pelo Bloco de Esquerda, situações de incorreção laboral por parte do IMA, recorrendo ao trabalho não pago de mulheres aí residentes com intuito lucrativo.

Assembleia da República, 16 de dezembro de 2019.
As Deputadas e os Deputados do Bloco de Esquerda