Share |

DECLARAÇÃO DE VOTO Voto n.º 98/XIV/1.ª (CH) – De repúdio pelo bloqueio do Ministro das Finanças à contratação de mais efetivos policiais

O agora Deputado Único Representante de Partido André Ventura, do Chega, foi até ao ano passado militante do PSD.

Durante o período da troika, em que salários e pensões foram cortados pelas mãos de PSD e CDS, André Ventura pertenceu ao Conselho Nacional do PSD e defendeu a política de austeridade. Depois da derrota de PSD e CDS e da mudança de governo, acompanhou as críticas de Passos Coelho à recuperação de rendimentos e de direitos, onde anunciavam que viria o “diabo” à economia com o fim dos cortes salariais. Em 2017, foi o candidato do PSD à Câmara Municipal de Loures, em cuja apresentação de candidatura teve a presença de Passos Coelho. Em 2018 chegou a ponderar candidatar-se à liderança do PSD mas, face à falta de apoios, passou a apoiar “entusiasticamente” Santana Lopes para presidente dos sociais democratas. Foi no rescaldo dessas eleições internas que decidiu abandonar o PSD, sem nunca se ouvir qualquer reparo às posições políticas anteriores ou à política de austeridade.

Ora, quando alguém que defendeu políticas que cortavam salários a polícias e impediam novas contratações se vem agora indignar contra a falta de contratação de efetivos para as forças de segurança, fica claro como age apenas e só com desfaçatez.

O Bloco de Esquerda considera necessário reforçar o número de efetivos das forças de segurança, ainda para mais num período em que se sabe que existirá um grande número de aposentações. Isso implica que o país tenha uma outra condução das contas públicas, mais atenta aos problemas do país e menos ao objetivo de superávit. Contudo, esse caminho não se fará com o oportunismo de quem defendeu os cortes salariais no passado e agora quer usar o descontentamento apenas e só para o seu interesse pessoal e partidário. Foi esta a motivação para o voto contra do Bloco de Esquerda.

Assembleia da República, 17 de dezembro de 2019.
As Deputadas e os Deputados do Bloco de Esquerda