Share |

Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar Tondela Viseu, EPE (CHTV)

Na área da Saúde Mental, Portugal é um dos países da União Europeia com maior prevalência de perturbações psiquiátricas. Os dados sobre a prevalência de perturbações psiquiátricas, de acordo o Estudo Epidemiológico Nacional de Saúde Mental, mostram que mais de um quinto das pessoas entrevistadas (22.9 % da amostra) apresentou uma perturbação psiquiátrica nos 12 meses anteriores ao estudo.

Estes dados colocam Portugal com uma das mais elevadas prevalências de doenças psiquiátricas na Europa. Portugal apresenta dos valores mais altos nas perturbações da ansiedade, com 16,5%, e nas perturbações depressivas com 7,9%.

Chegaram ao Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda várias denúncias e informações sobre o funcionamento do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar Tondela Viseu, EPE (CHTV), localizado em Abraveses, concelho de Viseu.

Assim, e tendo em conta a informação que nos chegou:

• O edifício onde se encontra este departamento é muito antigo e as intervenções até agora levadas a cabo apenas têm servido para remediar pequenas situações pontuais;

• O edifício concentra todo o tipo de equipamentos e/ou materiais fora de serviço que, ficando ali depositados, contribuem para o aparecimento de pragas (ratos, baratas e formigas);

• A construção da ala de Psiquiatria do Hospital de São Teotónio tem sido uma promessa constante ao longo dos anos, praticamente desde a apresentação do projeto inicial daquele hospital;

• Consta que o Centro Hospitalar se prepara para investir novamente no atual edifício onde funciona a Psiquiatria, contrariando assim o anúncio feito anteriormente, relativamente à construção de uma nova ala de Psiquiatria;

O Serviço Comunitário de Psiquiatria do Hospital S. Teotónio (agora parte do Centro Hospitalar Tondela Viseu) tem mais de 40 anos e o serviço de acompanhamento ao domicílio é amplamente reconhecido em Portugal e no estrangeiro, onde é visto como exemplo do caminho a seguir nestes tratamentos.

Posto isto, é urgente que o Governo, no imediato, avance com o melhoramento das condições dos Serviços de Psiquiatria do Hospital de São Teotónio, proceda à desinfestação do local de forma a garantir que não existe qualquer tipo de atentado à saúde pública e inicie o processo para a construção da ala de Psiquiatria do Hospital de São Teotónio em Viseu.

Perante o exposto, e ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda vem por este meio dirigir ao Governo, através da Ministra da Saúde, as seguintes perguntas:

1. Tem o Ministério da Saúde conhecimento das condições de funcionamento dos Serviços de Psiquiatria em Viseu?

2. Que medidas pretende por em prática para melhorar as condições de trabalho daqueles profissionais e utentes, nomeadamente no que toca à desinfestação do local?

3. Tem o Ministério projeto e data proposta para o início das obras de construção da prometida ala de Psiquiatria do Hospital de São Teotónio em Viseu de forma a dar condições de trabalho dignas aos utentes e aos profissionais de saúde que diariamente ali trabalham?
 

AnexoTamanho
perg_ms_departamento_de_psiquiatria_e_saude_mental_do_centro_hospitalar_tondela_viseu_epe_chtv.pdf148.69 KB