Author Bios

Perguntas ao governo

  • A TOURIYA EL - BAKKALI, UNIPESSOAL, LDA é uma empresa do setor têxtil que se dedica à confeção de vestuário e acessórios, exterior e interior em serie, sua importação e exportação, embalagem e à venda de vestuário sua importação, exportação e venda online, localizada em Vale de Anta. Sem que houvesse fundamento para tal e sem qualquer comunicação prévia a empresa encerrou o estabelecimento.

  • Têm vindo a público várias situações de despejos de famílias, em apartamentos de habitação social da Câmara Municipal de Lisboa (CML), que demonstram a incapacidade de assegurar esse direito fundamental. Estas situações não são novas, e foram já denunciadas em junho de 2018 no Bairro da Cruz Vermelha, na freguesia do Lumiar. Mais recentemente têm sido emitidas cartas de despejo para moradoras em prédios de habitação social, propriedade do município de Lisboa, em Telheiras, na mesma freguesia.

  • Foi recentemente noticiado que o Centro Hospitalar de Lisboa Central (CHLC) vai leiloar nove prédios localizados na cidade de Lisboa (Rua Leão de Oliveira, nº 13; Rua da Palmeira, nº 11; Travessa do Terreira a Santa Catarina, nº 28-30; Rua do Arco da Graça, nº 75-81; Rua do Arco da Graça, nº 83-85; Travessa do Cabral, nº 42; Rua do Meio à Ajuda, nº 11-13; Rua do Século nº 188; Largo da Ajuda, nº 15-17). 

    Alguns destes prédios têm frações ocupadas por inquilinos, que neles habitam ou onde têm negócios, pelo que a sua alienação pode contribuir para o seu despejo. O imóvel sito na Rua da Palmeira, nº 11 está sinalizado na Carta Social de Lisboa como afeto à ADECO – Associação de Desenvolvimento Comunitário da Freguesia das Mercês, que tem uma resposta social de creche, com 30 crianças, e jardim infantil, com 55 crianças, sendo reconhecido o papel social desta instituição.