Author Bios

Perguntas ao governo

  • O Bloco de Esquerda teve conhecimento, através de um grupo de moradores, do mau funcionamento e falta de manutenção da ETAR da Remolha, situada na Rua dos Moinhos, freguesia de Espargo, concelho de Santa Maria da Feira, gerida pela Águas do Centro Litoral, S.A. Os problemas de funcionamento resultam na existência de maus cheiros, que afetam a população que reside nas proximidades da ETAR.

    Segundo testemunhos dos moradores, desde o início do seu funcionamento, a ETAR da Remolha nunca proporcionou, de forma equilibrada, a qualidade ambiental que fora prometida em 1999 pelas entidades de construção e gestão.

  • Ao longo das últimas semanas têm chegado ao Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda várias denúncias sobre falhas na disponibilização de vacinas no ACES de Braga, previstas no Programa Nacional de Vacinação (PNV), como é o caso da vacina contra o tétano para adultos.

    A implementação de um PNV gratuito e disponível a todas as pessoas é uma conquista importantíssima que não pode nem deve ser posta em causa, sendo uma fulcral estratégia de saúde pública que tem logrado diminuir drasticamente a taxa de incidência de diversas doenças. 

  • Foi recentemente noticiado que o Centro Hospitalar de Lisboa Central (CHLC) vai leiloar nove prédios localizados na cidade de Lisboa (Rua Leão de Oliveira, nº 13; Rua da Palmeira, nº 11; Travessa do Terreira a Santa Catarina, nº 28-30; Rua do Arco da Graça, nº 75-81; Rua do Arco da Graça, nº 83-85; Travessa do Cabral, nº 42; Rua do Meio à Ajuda, nº 11-13; Rua do Século nº 188; Largo da Ajuda, nº 15-17). 

    Alguns destes prédios têm frações ocupadas por inquilinos, que neles habitam ou onde têm negócios, pelo que a sua alienação pode contribuir para o seu despejo. O imóvel sito na Rua da Palmeira, nº 11 está sinalizado na Carta Social de Lisboa como afeto à ADECO – Associação de Desenvolvimento Comunitário da Freguesia das Mercês, que tem uma resposta social de creche, com 30 crianças, e jardim infantil, com 55 crianças, sendo reconhecido o papel social desta instituição.