Author Bios

Perguntas ao governo

  • Chegou ao conhecimento do Bloco de Esquerda que a Extensão de Saúde de Belazaima do Chão, sita na União de Freguesias de Belazaima do Chão, Agadão e Castanheira do Vouga, no concelho de Águeda, está há cerca de um ano, pelo menos, sem pessoal médico, que garanta cuidados de saúde à população daquela zona interior do concelho aguedense.

  • O objetivo da Carta para a Participação Pública em Saúde é fomentar a participação das pessoas nos processos de decisão que afetam a saúde da população. Este foi um passo importante na democratização dos cuidados de saúde em Portugal que permite assim criar mecanismos de transparência e participação dos cidadãos nas instituições do SNS.

    É, portanto, necessário entender de que forma é que a carta está a ser divulgada nos serviços e nos estabelecimentos de saúde do SNS.

  • Esta é uma recomendação importante que não só reconhece a importância dos nutricionistas e dietistas na saúde das pessoas, como, acima de tudo, aponta medidas para melhoria da qualidade de vida de quem é acompanhado nestas instituições.