Author Bios

Perguntas ao governo

  • O Bloco de Esquerda soube que recentemente a empresa Altri-Florestal divulgou um aviso referindo que pretendia pulverizar os seus eucaliptais com o pesticida EPIK, em São João do Monte e Mosteirinho, no concelho de Tondela. Esse aviso levantou sérias preocupações aos apicultores da região da Serra do Caramulo.

  • A Comissão Europeia abriu um procedimento de infração a Espanha e à Polónia para instar a que seja completada a introdução nas suas legislações nacionais da diretiva europeia relativa à segurança nuclear. Estes dois países dispõem agora de dois meses para responder e, caso não o façam de forma satisfatória, pode ter lugar um pedido formal para apresentar medidas concretas. Sem resposta suficiente, o caso pode seguir para os tribunais europeus.

  • A população servida pela extensão de saúde da Portela do Vade receia que esta unidade de saúde possa encerrar definitivamente, o que viria causar grandes transtornos. Na génese desta preocupação encontra-se a eventualidade de a extensão de saúde vir a fechar para obras de requalificação; durante este período, a população terá que se deslocar até Vila Verde para aceder aos cuidados de saúde até então aqui prestados. Ora, Vila Verde fica a cerca de dez quilómetros de Atães, numa zona onde os transportes públicos são deficitários. Acresce que muitas das pessoas que recorrem a esta extensão de saúde são idosas, com poucos recursos financeiros e dificuldades de locomoção pelo que a distância de dez quilómetros se materializa num verdadeiro entrave ao acesso aos cuidados de saúde de que necessitam e aos quais têm direito.