Share |

DGS recorre a imagem insultuosa para assinalar o Dia Mundial da Audição

O Dia Mundial da Audição teve lugar no dia 3 de março. Com o intuito de o assinalar, a Direção Geral de Saúde (DGS) difundiu a imagem em anexo.

De facto, e como referiu a Federação Portuguesa das Associações de Surdos (FPAS), esta imagem “retrata de forma grosseiramente desrespeitosa” as pessoas surdas ou deficientes auditivas, independentemente do seu grau de perda auditiva ou de utilização ou não de próteses auditivas / implantes cocleares.

O Bloco de Esquerda acompanha a posição da FPAS. Consideramos que a utilização desta imagem é não só infeliz como insultuosa para com as pessoas surdas. A inclusão não se faz caricaturando quem se quer incluir. O Bloco considera que seria adequado que a DGS formulasse um pedido de desculpas às pessoas visadas bem como que se abstivesse de divulgar esta imagem.

Atendendo ao exposto, e ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda vem por este meio dirigir ao Governo, através do Ministério da Saúde, a seguinte pergunta:

1. O Governo tem conhecimento da situação exposta?

2. A Direção Geral de Saúde reconhece que a utilização da imagem em anexo foi desadequada?

3. A Direção Geral de Saúde vai retirar esta imagem das suas publicações?

4. A Direção Geral de Saúde está disponível para emitir um comunicado pedindo desculpa pela utilização desta imagem às pessoas surdas ou deficientes auditivas, independentemente do seu grau de perda auditiva ou de utilização ou não de próteses auditivas / implantes cocleares?

AnexoTamanho
Pergunta: DGS recorre a imagem insultuosa para assinalar o Dia Mundial da Audição414.13 KB