Share |

Extensão de Saúde de Santa Cruz da Trapa do Agrupamento de Centros de Saúde Dão – Lafões.

A Extensão de Saúde de Santa Cruz da Trapa integra o Centro de Saúde de São Pedro do Sul do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Dão – Lafões. Esta extensão de saúde dá resposta à população residente nas freguesias de Santa Cruz da Trapa, São Cristóvão de Lafões, Manhouce, Valadares, Serrasses e Carvalhais.

Os utentes da Extensão de Saúde e Santa Cruz de Trapa têm vindo a deparar-se com dificuldades para acederem aos cuidados de saúde de proximidade de que necessitam e aos quais têm direito. De facto, desde 2014 que uma médica que exercia funções nesta unidade se encontra ausente devido a doença, não tendo sido devidamente substituída. Por outro lado, o Centro de Saúde destacou um clínico para assegurar alguns períodos de atendimento nesta extensão de saúde que, todavia, nem sempre são cumpridos. Consequentemente, a população vê-se a braços com grandes constrangimentos para aceder a atendimento médico. Muitas das pessoas servidas por esta extensão de saúde são idosas, com escassos recursos financeiros, fatores que condicionam e limitam ainda mais a possibilidade de se deslocarem a São Pedro do Sul que fica a cerca de dez quilómetros de distância numa região com escassos transportes públicos.

O Bloco de Esquerda considera essencial que a Extensão de Saúde de Santa Cruz da Trapa funcione condignamente, assegurando os devidos cuidados médicos e de enfermagem a esta população.

Atendendo ao exposto, e ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda vem por este meio dirigir ao Governo, através do Ministério da Saúde, a seguinte pergunta:

1. O Governo tem conhecimento da situação exposta?

2. Quantos utentes estão inscritos na Extensão de Saúde de Santa Cruz da Trapa?

3. Quando se prevê que todos os utentes da Extensão de Saúde de Santa Cruz da Trapa tenham médico de família?

4. Tendo em conta a população servida pela Extensão de Saúde de Santa Cruz da Trapa, quantos médicos, enfermeiros, assistentes técnicos e assistentes operacionais deveriam trabalhar nesta unidade? Quantos profissionais são atualmente?

5. A Extensão de Saúde de Santa Cruz da Trapa dispõe de condições adequadas ou seu funcionamento, designadamente, condições térmicas e materiais?

AnexoTamanho
Pergunta: Extensão de Saúde de Santa Cruz da Trapa do Agrupamento de Centros de Saúde Dão – Lafões. 496.39 KB