Share |

Extensão de saúde do Azinhal, em Castro Marim, no Algarve

Azinhal, em Castro Marim, no distrito de Faro, conta com uma população de 522 habitantes, tendo uma densidade populacional de 7,7 habitantes por km², o que faz com que seja considerada uma zona de baixa densidade populacional.

Muitas das pessoas aqui residentes são idosas, com dificuldades de locomoção, situação que se agrava ainda mais devido à deficitária rede de transportes públicos. Em tempos, existiu em Castro Marim uma extensão de saúde, associada ao Centro de Saúde de Castro Marim, mas, em 2013, durante o governo PSD/CDS, esta unidade foi encerrada visto não apresentar condições adequadas para o atendimento da população, de acordo com a justificação apresentada.

Entretanto, a extensão de saúde foi alvo de intervenção e a população encontra-se na expectativa para saber quando esta vai voltar a funcionar.

Recorde-se que, atualmente, o Centro de Saúde de Castro Marim tem como prestadores associados a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) Baesuris e o Polo Altura.

Atendendo ao exposto, e ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda vem por este meio dirigir ao Governo, através do Ministério da Saúde, as seguintes perguntas:

1. O Governo tem conhecimento da situação exposta?

2. Está prevista a abertura da extensão de saúde de Azinhal? Em caso de resposta afirmativa, quando se prevê a abertura desta extensão de saúde? Qual o horário a ser implementado? Quais os serviços que serão disponibilizados?

AnexoTamanho
Pergunta: Extensão de saúde do Azinhal, em Castro Marim, no Algarve 503.97 KB