Share |

Fábrica de Papel - About the Future, S.A.

A Fábrica de Papel “About the Future. S.A” faz parte da “The Navigator Company” empresa dedicada ao fabrico de papel, ex Grupo Portucel Soporcel, pertencente à Semapa.

Têm chegado ao Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda denúncias dos trabalhadores e das suas estruturas representativas dos trabalhadores que nos dão conta da falta disponibilidade para negociar a melhoria das condições de trabalho, o adequado enquadramento das carreiras e que ponham cobro à estagnação salarial e profissional. Reivindicam também aplicação do princípio constitucional de "Trabalho igual, Salário Igual", o fim das discriminações entre as diversas empresas do Grupo The Navigator Company.

Segundo o pré-aviso de greve do SITE SUL os trabalhadores da empresa reivindicam:

·  Aumentos salariais;

·   Aproximação dos salários aos trabalhadores da The Navigator Company /Navigator Paper Figueira;

·  Pelo direito ao pagamento dos 11 feriados;

·  Pelo pagamento de 14 prevenções ao ano;

·  Pela redução do horário de trabalho para as 37,50 horas semanais;

·  Pelo enquadramento dos trabalhadores nas categorias adequadas à função que desempenham;

·  Pela atribuição cartão/vale de combustível mensal com 65 litros de gás natural ou 55 litros gasolina/gasóleo.

Estas reivindicações são sustentadas, em carta enviada à Administração, nos bons resultados da empresa, pelo que não se compreende a intransigência que tem vindo a demonstrar.

Atendendo ao exposto, e ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda vem por este meio dirigir ao Governo, através do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, as seguintes perguntas:

1. O Governo tem conhecimento desta situação?

2. Existem ações inspetivas realizadas às empresas do grupo, nomeadamente com fundamento em discriminação salarial ou com base em inadequado enquadramento das carreiras? Quais foram os resultados dessas ações inspetivas?

3. Está a tutela disponível para promover a negociação entre as estruturas representativas dos trabalhadores e a empresas com vista a alcançar um acordo que permita ir ao encontro das reivindicações dos trabalhadores e ao cumprimento da lei?

AnexoTamanho
Pergunta: Fábrica de Papel - About the Future, S.A.435.2 KB