Share |

Falta de colocação de professor de Matemática na Escola Secundária de Almodôvar

Todos os anos milhares de professores contratados veem vedado o seu acesso aos quadros da Escola Pública, contribuindo para uma desvalorização da carreira docente e para que milhares os professores contratados acabem por sair do sistema. Essa precarização da vida dos profissionais resulta também numa maior instabilidade e envelhecimento dos quadros da Escola Pública. As escolas das regiões socialmente mais desfavorecidas ou das regiões do interior acabam por ser muito afetadas por essa instabilidade dos quadros. A Escola Secundária de Almodôvar, sede do Agrupamento do mesmo nome, é uma das escolas afetadas por esse problema.

O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda (GPBE) tomou conhecimento de uma turma da Escola Secundária de Almodôvar, o 11º ano do curso de Ciências Socioeconómicas, que não tem professor de Matemática. O alerta chegou ao GPBE através de um encarregado de educação.

A falta de colocação de professor em qualquer disciplina a esta altura do ano letivo é sempre um problema. E a situação agrava-se quando se trata de uma das disciplinas cujo exame nacional é prova de acesso aos cursos de ensino superior ligados ao curso secundário em causa.

Os alunos de todo o país têm direito a uma formação completa de acordo com os currículos em vigor. A manutenção desta situação prejudica muito os alunos Escola Secundária de Almodôvar, pelo é urgente proceder à colocação de professor da disciplina de Matemática.

Atendendo ao exposto, e ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda vem por este meio dirigir ao Governo, através do Ministro da Educação, as seguintes perguntas:

1. Tem o Ministério da Educação conhecimento desta situação?

2. Como irá o Ministério da Educação proceder de modo a garantir a colocação de professor da disciplina de Matemática na Escola Secundária de Almodôvar?

3. Que medidas pensa o Ministério da Educação adotar para a correção deste problema crónico dos quadros da Escola Pública?
 

AnexoTamanho
perg_falta_de_colocacao_de_professor_de_matematica_na_escola_secundaria_de_almodovar.pdf110.36 KB