Share |

Falta de equipamentos informáticos na Escola Básica e Secundária Dr. Manuel Fernandes, em Abrantes

Enviada em setembro e reenviada em dezembro do ano passado, através das perguntas 137/XIII/2ª e 1724/XIII/2ª, respetivamente, das duas interpelações não resultou até hoje qualquer resposta por parte do Ministério da Educação.

Não respondeu através da Assembleia da República, como era seu dever, nem resolveu os problemas referidos, apesar de entretanto, se ter iniciado um novo ano lectivo , razões por que abaixo se reenvia o texto das duas perguntas, até agora ignoradas.

A Escola Básica e Secundária Dr. Manuel Fernandes (sede do Agrupamento de Escolas Nº 2 de Abrantes) foi alvo de um processo de requalificação das suas instalações por parte da Parque Escolar, numa intervenção que terminou oficialmente em setembro de 2015.

Esta escola, com cerca de 1200 alunos do 5º ao 12º ano de escolaridade, não foi, no entanto, apetrechada com o necessário equipamento informático, encontrando-se até hoje num situação de enorme carência. O número de computadores e de projectores disponíveis para as salas de aula é manifestamente reduzido e insuficiente, o que, como é óbvio, condiciona gravemente as condições de aprendizagem dos alunos e de trabalho dos professores.

Importa ainda referir que, no âmbito do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar, foram elaborados e aprovados pelo  Ministério da Educação Planos de Ação Estratégica pelo diferentes Agrupamentos de Escolas, cuja implementação com sucesso depende, em parte, da diversidade dos recursos a que os docentes possam recorrer. Assim, as dificuldades a este nível constituem um obstáculo a remover e que, além do mais, coloca os agrupamentos afetados em situação de desvantagem.

A situação descrita é reconhecida pelo próprio Ministério da Educação (através da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência) que inseriu a escola no programa Cloud Escolar.

 Apesar do referido reconhecimento por parte do Ministério da Educação, mais um ano letivo se iniciou sem que o problema fosse resolvido.

Atendendo ao exposto, e ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda vem por este meio dirigir ao Governo, através do Ministério da Educação a seguinte pergunta:

Quando será dotada a Escola Básica e Secundária Dr. Manuel Fernandes de todo o equipamento informático de que carece?

AnexoTamanho
Pergunta:Falta de equipamentos informáticos na Escola Básica e Secundária Dr. Manuel Fernandes, em Abrantes561.99 KB