Share |

Falta de limpeza e manutenção na A28 – Autoestrada do Norte Litoral

Têm chegado ao Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda, inúmeras denúncias de utilizadores da A28 – Autoestrada do Norte Litoral, que liga o Porto a Viana do Castelo, sobre a falta de manutenção da via, do espaço do separador central e das bermas.

São relatados tanto a falta de limpeza do separador central e das bermas daquela autoestrada, com acumulação de muita vegetação e sinalização vertical tapada com arbustos, como o próprio estado do piso em vários troços que se encontra num estado que pode fazer perigar a segurança e o conforto dos utilizadores.

A acumulação de vegetação é particularmente preocupante nesta altura do ano em que o risco de incêndio é elevado. É de notar que já este ano as chamas obrigaram a um corte do trânsito na A28, na zona da entrada de Gondarém, em Vila Nova de Cerveira. Em junho do corrente ano, perto da saída de Freixieiro de Soutelo, a vegetação junto à A28 incendiou-se na sequência de um acidente ocorrido entre dois veículos, podendo, eventualmente, ter atingido proporções mais graves caso as condições meteorológicas fossem favoráveis à sua propagação.

Entretanto há notícias de vários acidentes na A28, alguns dos quais com muita gravidade, que aconteceram durante o ano de 2018.

A manutenção da A28 é da responsabilidade da Norte Litoral – Sociedade Concessionária AENL, S.A. , que cobra portagens desde que, em 2010, esta via deixou de ser uma autoestrada sem custos para o utilizador.

Atendendo ao exposto, e ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda vem por este meio dirigir ao Governo, através do Ministério do Planeamento e das Infraestruturas, as seguintes perguntas:

1 – Tem o Governo conhecimento da situação relatada, relativa à manutenção e limpeza da A28?

2- Que diligências pensa o Governo empreender junto da empresa concessionária para garantir a limpeza e manutenção da A28?

AnexoTamanho
Pergunta: Falta de limpeza e manutenção na A28 – Autoestrada do Norte Litoral508.62 KB