Share |

Falta de Ortopedistas na Unidade Hospitalar de Famalicão

O Hospital de Famalicão integra o Centro Hospitalar do Médio Ave, conjuntamente com a Unidade Hospitalar de Santo Tirso. O concelho de Famalicão conta com mais de 130 mil habitantes que encontram nesta unidade Hospitalar o seu hospital de referenciação.

De acordo com o noticiado pela comunicação social, a Unidade Hospitalar de Famalicão não teve atendimento de ortopedia na noite de natal de 2019, situação que implica que os utentes tenham quer encaminhados para Braga ou para o Porto. Refira-se que não é a primeira vez que o Hospital de Famalicão se depara com dificuldades para preencher a escala de ortopedia. É portanto, essencial, resolver esta situação.

O Bloco de Esquerda considera o Serviço Nacional de Saúde (SNS) é essencial para a população, sendo garantia de equidade e democracia no acesso a serviços de saúde. Para que o SNS possa cumprir devidamente as suas funções são necessários os equipamentos adequados, financiamento e trabalhadores capazes de fazer face às necessidades.

Assim o Bloco de Esquerda pretende aferir quais as medidas já implementadas pelo CHMA para fazer face às dificuldades com a escala de ortopedia bem como conhecer o que está a ser feito para assegurar que este serviço é disponibilizado na sua plenitude.

Atendendo ao exposto, e ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda vem por este meio dirigir ao Governo, através da Ministra da Saúde, as seguintes perguntas:

1. Tem o Governo conhecimento da situação exposta?

2. Por que motivo, na noite de natal de 2019, não houve atendimento de Ortopedia na Unidade Hospitalar de Famalicão?

3. Ao longo do ano de 2019, quantas vezes não houve atendimento de Ortopedia no serviço urgência?

4. Quantos ortopedistas exercem funções na Unidade Hospitalar de Famalicão e qual o seu vínculo contratual?

5. Quantos ortopedistas seriam necessários para assegurar o devido funcionamento do serviço de Ortopedia da Unidade Hospitalar de Famalicão?

6. Quantas pessoas aguardam consulta de Ortopedia na Unidade Hospitalar de Famalicão? Quantas aguardam cirurgia? Quantos vale-cirurgia de ortopedia foram emitidos em 2019?
 

AnexoTamanho
pergunta_falta_de_ortopedistas_na_unidade_hospitalar_de_famalicao.pdf137.03 KB