Share |

Falta de vacina contra o tétano para adultos no ACES de Braga

Ao longo das últimas semanas têm chegado ao Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda várias denúncias sobre falhas na disponibilização de vacinas no ACES de Braga, previstas no Programa Nacional de Vacinação (PNV), como é o caso da vacina contra o tétano para adultos.

A implementação de um PNV gratuito e disponível a todas as pessoas é uma conquista importantíssima que não pode nem deve ser posta em causa, sendo uma fulcral estratégia de saúde pública que tem logrado diminuir drasticamente a taxa de incidência de diversas doenças. 

O Bloco de Esquerda considera que o Ministério deve dar uma resposta cabal a estas sucessivas falhas no fornecimento de vacinas e desencadear as ações necessárias para garantir que todos os centros de saúde dispõem das vacinas necessárias para a população.

Atendendo ao exposto, e ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda vem por este meio dirigir ao Governo, através do Ministério da Saúde, as seguintes perguntas:

1. O Governo reconhece esta situação como sendo grave e necessitando de intervenção urgente?

2. Por que motivo(s) a disponibilização da vacina contra o tétano está em rutura?

3. Quando prevê o Ministério a regularização no fornecimento da vacina contra o tétano?

4. Que medidas vai o Governo tomar para resolver definitivamente a falta de vacinas nos serviços de saúde?

AnexoTamanho
Pergunta: Falta de vacina contra o tétano para adultos no ACES de Braga 316.33 KB