Share |

Manifestações de violência e racismo no ISCTE/IUL

Por notícias recentes, este grupo parlamentar teve conhecimento de atividades que configuram uma legitimação da violência e do racismo. O facto de estas atividades terem tido lugar no espaço de uma universidade, só agrava a situação.

Numa atividade promovida pelo NAMI - Núcleo de Alunos de Marketing do ISCTE-IUL, as Marketing Journeys foi colocado um boneco negro, junto ao qual estava um bastão e um cartaz que dizia Hit Me. No dizer dos promotores da atividade seria um convite ao alívio do stress. Esta atividade terá sido promovida pela Empresa Smash-it, uma das presentes na atividade, foi, de qualquer forma aceite pela organização e pela reitoria do ISCTE/IUL, dado que estava presente num espaço público do ISCTE.

Parece estranho, e uma forma de legitimar a violência sobre pessoas o defender-se, como forma de alívio do stress, o bater em pessoas. Sendo o boneco negro parece óbvia a conotação racista tornando ainda mais grave o acontecido.

O Bloco de Esquerda não aceita a legitimação da violência sobre pessoas, incluindo a violência racista.

Atendendo ao exposto, e ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda vem por este meio dirigir ao Governo, através do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, as seguintes perguntas:

1. Tem o Governo conhecimento desta situação?

2. Quer medidas pretende tomar em relação a esta situação e para que este tipo de situação não se repita?

AnexoTamanho
Pergunta: Manifestações de violência e racismo no ISCTE/IUL317.08 KB