Share |

Maternidade Julio Dinis, no Porto - mudança de nome para maternidade Alberto Saavedra

No dia 8 de abril vai ser inaugurada a segunda fase do Centro Materno Infantil do Norte (CMIN), correspondente ao edifício da Maternidade Júlio Dinis, apesar de a obra não estar ainda integralmente concluída.

Neste contexto, o presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Porto - que integra o CMIN - Dr. Sollari Alegro decidiu propor ao governo a mudança de nome da maternidade Júlio Dinis, pretendendo que passe a ter o nome de Alberto Saavedra, antigo docente da Faculdade de Medicina do Porto. O Ministro da Saúde encarregou a Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte de tomar uma decisão.

O professor Alberto Saavedra integrou o movimento de docentes que defendeu a necessidade de construir uma maternidade no Porto perante a elevadíssima taxa de mortalidade infantil antes de um ano de vida (23,4% ao ano, em média) verificada nas primeiras décadas do século passado. Não se questiona a intervenção valorosa de Alberto Saavedra e daquele movimento académico. Mas mais inquestionável ainda é o papel absolutamente decisivo que tiveram as mulheres da cidade do Porto, reunidas em torno da figura de Júlio Dinis, e que obrigaram o poder político à data a disponibilizar as verbas necessárias para a conclusão da Maternidade de Júlio Dinis em 1938. Júlio Dinis foi a alma e a inspiração deste movimento, razão pela qual a maternidade veio a adotar o seu nome.

Há certamente outras formas de homenagear o professor Alberto Saavedra sem ser ignorando a história da cidade do Porto e maltratando a memória de Júlio Dinis. Triste maneira de comemorar os 80 anos da Maternidade de Júlio Dinis onde nasceram mais de 300 mil portuenses.

Atendendo ao exposto, e ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda vem por este meio dirigir ao Governo, através do Ministério da Saúde, a seguinte pergunta:

Vai o Governo autorizar que a maternidade Júlio Dinis/CMIN mude de nome e passe a designar-se maternidade Alfredo Saavedra/CMIN?

AnexoTamanho
Pergunta: Maternidade Julio Dinis, no Porto - mudança de nome para maternidade Alberto Saavedra247.17 KB