Share |

Panificadora Vila Real

Notícias recentes dão conta de que a Panificadora de Vila Real, um dos poucos edifícios de autoria de Nadir Afonso se encontra em avançado estado de degradação, havendo pretensões a que seja demolido. Alguns elementos mais importantes e simbólicos do edifício já teriam sido mesmo destruídos. O objetivo da destruição seria a ampliação de um centro comercial próximo e a construção de um parque de estacionamento.

A classificação deste edifício já teria sido pedida em 2016, porém o processo só teria sido iniciado em 2017. Entre as duas datas teria havido danos no edifício que justificariam o arquivamento do processo de classificação.

Mais recentemente após chumbo do processo de classificação, a Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) que emitiu parecer favorável ao “projeto de ampliação do empreendimento comercial adjacente à Panificadora”, embora referindo que a decisão de arquivamento de classificação “não deve ser lida como desvalorização nem do autor nem da sua obra”. Recomenda ainda que no supermercado a ampliar se faça alguma referência à obra de Nadir Afonso.

Face a esta decisão, e por considerarem que é um exemplo de como os interesses comerciais se sobrepõe à preservação do património cultural, levantou-se um movimento de cidadãos, que inclusivamente está a organizar uma petição pela salvaguarda desta importante obra. Também está prevista, simbolicamente para 24 de abril, uma vigília pela preservação do edifício.

Atendendo ao exposto, e ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda vem por este meio dirigir ao Governo, através do Ministério da Cultura, a seguinte pergunta:

1. Tem o Governo conhecimento desta situação?

2. Como explica que os maiores danos ao edifício tenham sido feitos após a entrada do pedido de classificação do imóvel?

3. Considera o Ministério da Cultura aceitável que se proceda à demolição de uma obra desta importância para a ampliação de um supermercado e construção de um parque de estacionamento?

AnexoTamanho
Pergunta: Panificadora Vila Real417 KB