O Dia Internacional dos Museus, próximo dia 18 de maio, ganha este ano um significado particular para o país. O extraordinário recuo histórico das políticas públicas para o setor colocou em risco as conquistas do Portugal democrático.

A comunicação social mencionou recentemente dados provenientes de um relatório elaborado pela Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) na sequência de uma auditoria ao protocolo celebrado entre instituições do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e clínicas privadas onde se realizam interrupções voluntárias da gravidez.

Nos dias 11 e 12 de junho de 2012 decorreu em Portugal a maior e mais participada greve de médicos desde os anos 80. Um dos motivos que então esteve na origem desta paralisação foi a reivindicação da imediata anulação do concurso de lotes de horas para empresas privadas de prestação de serviços médicos, publicado em meados de maio de 2012, que visava a contratualização de 2,5 milhões de horas.

A Doença Celíaca é uma patologia crónica, autoimune, caracterizada por uma sensibilidade permanente ao glúten que ocorre em indivíduos geneticamente suscetíveis.

Chegou ao conhecimento do Bloco de Esquerda a denúncia de várias situações de atrasos nos pagamentos devidos pelo IEFP às entidades promotoras dos programas da Medida Passaporte Emprego.

No dia 8 de abril de 2010, a Assembleia da República (AR) aprovou o Projeto de Resolução (PR) n.º 13/XI/1ª, do Bloco de Esquerda, que “Recomenda ao Governo a adoção de medidas que visem combater a atual discriminação dos homossexuais e bissexuais nos serviços de recolha de sangue”. Este PR, aprovado por ampla maioria e sem qualquer voto contra, deu origem à Resolução da AR nº 39/2010, publicada no Diário da República, 1ª série, a 7 de maio de 2010, doravante designada apenas como Resolução.

A Doença Celíaca é uma patologia crónica, autoimune, caracterizada por uma sensibilidade permanente ao glúten que ocorre em indivíduos geneticamente suscetíveis. O único tratamento existente é uma Dieta Isenta em Glúten (DIG) que deve ser rigorosa e realizada durante toda a vida. Para cumprir o tratamento, os celíacos são obrigados a eliminar da sua dieta produtos que contenham trigo, cevada ou centeio (farinha, pão, massas, etc.) e a substituí-los por produtos equivalentes sem glúten.

O processo de privatização coloca os CTT - Correios de Portugal na mesma linha estratégica adotada para muitos outros serviços públicos: EDP, GALP, Brisa, banca. Se a degradação da presença da empresa e do serviço prestado já teve início, a situação apenas irá piorar num quadro de maior concorrência e de exigência de rentabilidade dos capitais privados.

Na sequência do lançamento da OT 5.65 Fev 2024 e reabertura da OT 4.35 Out 2017 por sindicatos bancários, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda solicita o acesso ao livro de ordens das referidas operações, incluindo identificação e caracterização da conta - tipo de investidor e origem geográfica, nível de procura, reoffer spread da ordem e montante alocado.

É com preocupação crescente que o Bloco de Esquerda avalia o desenvolvimento do serviço público noticioso da Agência Lusa. O corte de 31% de indemnização compensatória está a ter claras consequências na capacidade de resposta da Agência aos acontecimentos. A precarização da rede de correspondentes retirou meios de captar notícias em países de extraordinária importância para o contexto português.

O processo de reestruturação da Agência Lusa, anunciado em 2012 pelo então Ministro-Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, colocou em marcha um corte em 2013 na ordem dos 31% da indemnização compensatória atribuída à agência de notícias. Um valor que, declaradamente, punha em causa a abrangência da rede de correspondentes e a capacidade de cobertura territorial nacional e internacional da agência. E suspeita-se, hoje, mesmo com alteração da tutela, que os cortes são para continuar.

Em comunicado enviado esta semana, a administração dos CTT - Correios de Portugal anunciou pretender encerrar a estação dos correios de Santana, em Leiria.

O grupo parlamentar do Bloco de Esquerda, antecipando o que agora se confirma com o processo Casa das Histórias/Paula Rego, enviou à Câmara Municipal de Cascais um requerimento no passado dia 1 de março solicitando toda a documentação sobre os compromissos estabelecidos entre a autarquia e a Fundação. O requerimento em causa permanece hoje sem resposta.

O Hospital de Santa Cruz (HSC) integra o Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental (CHLO) conjuntamente com os hospitais de São Francisco e Egas Moniz. Situado em Carnaxide, o Hospital de Santa Cruz, dispõe desde 2001 de um parque de estacionamento para funcionários, construído pela Câmara Municipal de Oeiras. Esta valência é muito relevante para os trabalhadores, uma vez que não existe possibilidade de parqueamento nem suficiente nem gratuito na zona do hospital. Refira-se também que esta zona da cidade apresenta transportes públicos deficitários durante o dia e inexistentes à noite, o que é incompatível com o trabalho por turnos inerente às funções hospitalares.