Share |

Realização de mamografias no Hospital São Teotónio em Viseu

O Hospital São Teotónio em Viseu integra o Centro Hospitalar Tondela Viseu, conjuntamente com o Hospital Cândido de Figueiredo em Tondela.

De acordo com uma denúncia da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, o Hospital de Viseu está há três semanas sem realizar mamografias uma vez que os médicos se recusam a realizar este exame devido ao equipamento se encontrar obsoleto.

Há cerca de 300 pessoas que aguardam para realizar mamografias, estando algumas a ser encaminhadas para o Instituto Português de Oncologia de Coimbra e do Porto e outras ainda para o setor privado. Esta situação causa evidente transtorno aos utentes, além de induzir espera e ansiedade desnecessárias.

O Centro Hospitalar terá já desencadeado o processo para aquisição de um novo equipamento. O Bloco de Esquerda considera essencial saber se o concurso para a aquisição do novo equipamento já está aberto bem como quando se prevê que este esteja a funcionar. A este propósito, é também necessário saber qual o ponto de situação do projeto de radioterapia para o CHTV, que seria o primeiro no Serviço Nacional de Saúde (SNS) a funcionar num modelo de parceria com o IPO de Coimbra e que se encontra sem evolução há mais de um ano.

 

Atendendo ao exposto, e ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda vem por este meio dirigir ao Governo, através do Ministério da Saúde, a seguinte pergunta:

1. O Governo tem conhecimento da situação exposta?

2. Já foi aberto o concurso para aquisição de um novo equipamento para realização de realização de mamografias? Quando se prevê que esteja em funcionamento o novo equipamento?

3. Desde quando está o Hospital São Teotónio, em Viseu, sem realizar mamografias?

4. Para que instituições estão a ser encaminhados os utentes? Quem assegura o pagamento do exame bem como o transporte no caso das deslocações para locais mais distantes? Todos os utentes foram encaminhados ou há pessoas à espera para realizar mamografias?

5. Qual o ponto de situação do projeto de radioterapia para o CHTV, que funcionaria em parceria com o IPO de Coimbra? Este projeto irá avançar? Qual a sua calendarização?

AnexoTamanho
Pergunta: Realização de mamografias no Hospital São Teotónio em Viseu 320.25 KB