Share |

Requalificação da Escola Básica António Ferreira Gomes, agrupamento de escolas de Ermesinde

A Escola Básica António Ferreira Gomes, pertencente ao Agrupamento de Escolas de Ermesinde foi inaugurada em 1991 e, desde essa altura, nunca beneficiou de obras de requalificação. Este equipamento escolar recebe, diariamente, centenas de alunos que, pelo degradar das condições materiais, enfrentam um conjunto de barreiras para garantir o seu bem-estar.

No panorama geral do desgaste do equipamento escolar, o problema mais grave é o da cobertura que se encontra muito degradada. Nas situações de maior pluviosidade, há inundações que obrigam ao fecho de parte da escola. Não sendo uma situação nova, agravou-se no último ano. A pequena intervenção já realizada não resolveu os problemas, já que é necessária uma intervenção mais profunda. Outro dos problemas prende-se com os estores que, muitas vezes, não funcionam e, por isso, impossibilitam a proteção de algum equipamento e desregulam a temperatura dentro das salas de aula e locais de trabalho.

De notar que o facto de entrar chuva no edifício da escola já provocou curtos-circuitos em alguns dos quadros elétricos. Esta situação coloca em risco a comunidade escolar e também os equipamentos da escola, nomeadamente os informáticos e tecnológicos.

O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda foi informado que o Agrupamento não tem verba para resolver estes problemas, tendo um orçamento privativo curto para o volume de obras estruturais necessárias e urgentes. Obteve-se, ao mesmo tempo, informação que o Ministério da Educação tem conhecimento do atual estado desta escola, uma vez que a Associação de Pais entregou em mãos ao Ministro um dossier sobre o estado do edifício.

Torna-se, por isso, um imperativo, dar uma resposta cabal à comunidade escolar da Escola Básica E.B. 2,3 António Ferreira Gomes; garantir aos alunos, professores e funcionários condições dignas no seu dia-a-dia.

Ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda propõe que a Assembleia da República recomende ao Governo que:

1. Inicie o processo de obras de requalificação da Escola Básica António Ferreira Gomes, Agrupamento de Escolas de Ermesinde, de forma a garantir o bem-estar e a segurança da comunidade educativa.

2. Apresente a calendarização das intervenções a realizar, fazendo-a em colaboração com a comunidade educativa.

 

 

As Deputadas e os Deputados do Bloco de Esquerda

AnexoTamanho
Projeto de Resolução: Requalificação da Escola Básica António Ferreira Gomes, agrupamento de escolas de Ermesinde528.35 KB