Share |

Risco de desabamento da estrada nacional 327 entre São Jacinto (Aveiro) e a Torreira (Murtosa)

A estrada nacional 327 entre São Jacinto (Aveiro) e a Torreira (Murtosa) situa-se imediatamente junto à Ria de Aveiro. Por esse motivo, é sujeito a uma ação erosiva mais intensa que outras estradas. As margens da estrada encontram-se parcialmente destruídas e em risco de desabamento. Este troço está situado numa zona importante de conservação da natureza, o que obriga igualmente a vários cuidados em relação à sua integração no meio.

Recentemente, esta estrada junto à Casa Abrigo e ao Parque de Campismo verificou um abatimento e a situação de período iminente é uma justa preocupação das populações. Este troço da estrada tem sido ainda nos últimos anos tido uma grande ocorrência de acidentes graves e mortais por acidente ou despiste e queda de veículos à Ria.

O Grupo Parlamentar considera que são necessárias obras urgentes para estabilizar as margens da estrada neste troço, em particular junto à Ria. Nesse sentido apresenta este conjunto de questões ao Ministério competente.

Atendendo ao exposto, e ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda vem por este meio dirigir ao Governo, através do Ministro das Infraestruturas e da Habitação, as seguintes perguntas:

1. O troço da EN327 entre São Jacinto e Torreira tem sido alvo de monitorização?

2. O referido troço está em risco de desabamento? O Ministério considera que os utilizadores da via estão em segurança no que diz respeito à segurança da integridade da via e das suas margens?

3. Que medidas vai o Ministério tomar para garantir que as margens deste troço da EN327 junto à Ria ficam devidamente estabilizadas e seguras?

4. Desde a introdução de separador lateral do lado da Ria tem-se verificado uma redução do número e da perigosidade dos acidentes e despistes rodoviários? O Ministério considera que são precisas medidas e/ou obras adicionais para reduzir os riscos de queda à ria e de perigosidade neste troço da estrada?
 

AnexoTamanho
perg_en377_abatimento_margens_sao_jacinto_-_torreira.pdf112.15 KB