Share |

Duas empresas de calçado encerram em Oliveira de Azeméis, deixando mais de 100 trabalhadores no desemprego

Chegou ao conhecimento do Bloco de Esquerda que as empresas ‘Indústria de Calçado Catalá, S.A.’, com cerca de 90 trabalhadores, e a ‘Jomica Lda. fabrico, comercialização e representação de calçado e seus componentes’, com cerca de 20 trabalhadores, sediada na rua da Boavista (zona industrial de Oliveira de Azeméis, concelho de Oliveira de Azeméis), ambas pertencentes ao mesmo proprietário, estão em processo de encerramento.

A administração informou os trabalhadores disso mesmo, hoje, dia 7 de fevereiro de 2020. Informou ainda que, apesar de as empresas encerrarem hoje mesmo, só para a semana é que poderiam passar a documentação para os trabalhadores terem acesso ao fundo de desemprego.

Esta informação deixou os trabalhadores bastante alarmados, temendo pelo seu futuro e dos seus familiares.

Segundo informação a que o Bloco de Esquerda teve acesso, estas empresas têm em mãos uma encomenda de cerca 14 mil pares de sapatos para o estrangeiro, o que torna estes encerramentos inesperados ainda mais estranhos.

Estas empresas têm nos seus quadros cerca de 110 trabalhadores que são altamente qualificados no setor.

Atendendo ao exposto, e ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda vem por este meio dirigir ao Governo, através do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social as seguintes perguntas:

1. O ministério tem conhecimento de que estas empresas estavam com problemas de solvência financeira?

2. As empresas “Indústria de Calçado Catalá, S.A, e Jomica Lda. têm dívidas à segurança social?

3. Estas empresas têm sido alvo de acompanhamento por parte da Autoridade para as Condições do Trabalho?

4.Estas empresas recorram a fundos comunitários nos últimos anos?

5. Que medidas vão as entidades competentes tomar para garantir a proteção dos direitos dos trabalhadores, nomeadamente no acesso atempado ao subsídio de desemprego?
 

AnexoTamanho
pergunta_desemprego_calcado_em_oa.pdf148.01 KB