Share |

Passagens de Nível nas freguesias de Quintiães e Aguiar, Barcelos

O Bloco de Esquerda teve conhecimento do mau funcionamento das três passagens de nível automatizadas da Linha do Minho, nas freguesias de Quintiães e Aguiar, concelho de Barcelos.

As denúncias das cancelas que não descem, semáforos que não ligam e campainhas que não tocam são recorrentes. Recentemente, o Presidente da Junta da União de Freguesias de Quintiães e Aguiar registou uma dúzia de situações em que as cancelas não fecharam nas passagens de nível da Igreja e de Pedregal, na freguesia de Quintiães, e na passagem de nível de Aguiar.

As situações foram reportadas à Infraestruturas de Portugal, tendo esta entidade desvalorizado as reclamações. Isto levou a que a Junta de Freguesia da União de Freguesias de Quintiães e Aguiar avançasse com uma queixa-crime contra a Infraestruturas de Portugal por negligência na manutenção destas passagens de nível.

É necessário perceber quando foram realizadas as obras de manutenção a estas passagens de nível e se estão a ser realizadas inspeções frequentes ao funcionamento de todas as passagens de nível automatizadas da Linha do Minho, uma vez que problemas nas passagens de nível constitui um perigo elevado para a população no atravessamento do caminho de ferro.

O Bloco de Esquerda entende que a segurança das pessoas deve ser uma prioridade e, portanto, deve ser assegurado o bom funcionamento de todas as passagens de nível automatizadas.

Atendendo ao exposto, e ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda vem por este meio dirigir ao Governo, através do Ministro das Infraestruturas e Habitação, as seguintes perguntas:

1. O Governo tem conhecimento desta situação?

2. Quando foram realizadas as últimas manutenções nas passagens de nível de Quintiães e Aguiar?

3. A Infraestruturas de Portugal tem realizado inspeções ao funcionamento das passagens de nível da Linha do Minho? Se sim, quando foram realizadas as últimas e quais os resultados?

4. Estão previstas medidas concretas para assegurar o bom funcionamento de todas as passagens de nível automatizadas da Linha do Minho?
 

AnexoTamanho
pergunta_passagens_de_nivel_nas_freguesias_de_quintiaes_e_aguiar_barcelos.pdf132.04 KB