
O Centro de Saúde de Monção, que integra a Unidade Local de Saúde do Alto Minho, é dotado de Serviço de Urgência Básica, dando resposta a uma população que ascende às 20 mil pessoas residentes no concelho de Monção.
Esta unidade de cuidados de saúde está a deparar-se com algumas dificuldades no que concerne ao serviço de radiologia. De acordo com denúncias que têm chegado ao nosso Grupo Parlamentar e noticiado na imprensa, o equipamento de raio-x está avariado há aproximadamente dois meses, causando transtorno à população local. Os utentes que necessitem de recorrer a este serviço têm de se deslocar aos serviços privados existentes no concelho ou deslocarem-se a Viana do Castelo, que fica a 80 quilómetros de distância.
A Unidade Local de Saude do Alto Minho está atenta à situação, mas não tem uma data para solucionar a situação.
Esta situação é altamente penalizadora dos utentes que se vêm impedidos de aceder aos cuidados de saúde de proximidade de que necessitam e aos quais têm direito. O Bloco de Esquerda considera fundamental que sejam tomadas medidas para reparar esta situação rapidamente.
Atendendo ao exposto, e ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda vem por este meio dirigir ao Governo, através da Ministra da Saúde, as seguintes perguntas:
1. O Governo tem conhecimento da situação exposta?
2. Que medidas estão a ser desencadeadas para assegurar a celeridade da aquisição ou reparação do raio-x?
Anexo | Tamanho |
---|---|
perg_ms_sub_de_moncao_sem_aparelho_de_radiologia.pdf | 108.36 KB |