Share |

Urgente necessidade de intervenção na Ponte de Vila Franca de Xira

Este grupo parlamentar foi novamente alertado para o estado deplorável em que se encontra a ponte de Vila Franca de Xira, sendo uma questão que se tem vindo a arrastar por inércia da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e da Infraestruturas de Portugal. Os trabalhos que estavam previstos para 2017 não avançaram e até hoje a ponte continua por ser intervencionada.

Segundo foi noticiado, a Câmara assinou um protocolo com a administração central, através da IP, onde assumiu o compromisso de reparação e manutenção da iluminação de toda a infraestrura. Neste momento há 48 liminárias que estão fora de funcionamento, conforme foi informado pelo vice-presidente da Câmara, António Oliveira.

Acresce que para a reparação da luminária é necessário que seja colocado um cabo de alimentação que foi desviado da estrutura da ponte e retirado em cargo, “daí a alimentação não se verificar naquelas luminárias”.

A garantia que a IP deu à Câmara foi que os trabalhos fossem executados durante o primeiro trimestre deste ano, mas parece não haver uma solução à vista. Relativamente aos trabalhos nas juntas de dilatação e pintura do piso, António Oliveira indicou que são responsabilidade da IP e que a mesma já foi alertada nesse sentido.

Este grupo parlamentar vem, assim, alertar para o papel absolutamente central que a ponte desempenha para a mobilidade dos habitantes do concelho, mas também, naturalmente, para todos aqueles que estão de passagem, e para a necessidade de intervir e executar as obras necessárias e mais que devidas à ponte que é também a maior obra arquitectónica do concelho e que celebrará 70 anos desde que foi construída no dia 30 de dezembro de 2021.

Atendendo ao exposto, e ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda vem por este meio dirigir ao Governo, através do Ministério das Infraestruturas e Habitação, as seguintes perguntas:

1. Tem o Governo conhecimento desta situação?

2. Está o Governo disponível para, junto da IP, alertar para a necessidade que os trabalhos de recuperação da ponte de Vila Franca de Xira sejam executados o quanto antes?

3. Considerando o papel importante que a ponte de Vila Franca de Xira desempenha no concelho, que medidas pretende o Governo tomar, junto do poder local, para acelerar o processo de manutenção da luminário que se encontra desligada?