Share |

Precisamos de Intérpretes de Língua Gestual Portuguesa no SNS

“Milhares de pessoas surdas, todos os dias, nos serviços públicos a que recorrem para tratar dos assuntos essenciais da sua vida, são discriminadas e é-lhes negado o acesso a serviços essenciais. Falam-lhes numa linguagem a que não podem aceder, são violentadas com isso e prejudicadas nos seus direitos básicos”, denunciou esta quinta-feira o deputado José Manuel Pureza na apresentação do projeto do Bloco para a contratação de Intérpretes de Língua Gestual Portuguesa no SNS.

“A urgência de contratação de Intérpretes de Língua Gestual Portuguesa para o Serviço Nacional de Saúde era para muito antes de ontem. Foi mesmo aprovada no Orçamento de 2019. No entanto, não foi concretizada com a determinação que os direitos das pessoas surdas exigem e que a pandemia de covid19 tornou ainda mais imperativa”, acrescentou o deputado.

“É isso que o Bloco propõe: que se proceda à contratação de Intérpretes de Língua Gestual Portuguesa para o SNS de molde a que o serviço desses profissionais seja disponibilizado em todas as unidades de saúde”.